Os Ataques de FNaF World são separados por níveis e cores. Existem dois níveis e oito cores para os ataques.

Dicionário

Esta página utiliza de vocabulário de jogos RPG que podem não ser de conhecimento de todos os usuários. Portanto, este dicionário abaixo esclarece o significado de algumas destas palavras.

Dicionário

  • HP = Health Points (Pontos de Saúde) = HP é mais conhecido, no Brasil, como "Sangue" ou "Vida" de um personagem/inimigo. É aquela barra, geralmente avermelhada, que mostra o quanto de "Vida" ainda resta a algum personagem/inimigo.
  • Dano = É a quantidade de HP que um personagem tira de um inimigo. Pode também ser representado com o valor da força que o golpe do personagem tem com relação a um inimigo.
  • Sumonar = Sumonar é o ato de invocar algum elemento/objeto aliado.
  • AOE = Area Of Effect (Área de Efeito) = AOE geralmente se trata de habilidades que atingem uma certa área, em vez de serem direcionadas a um único alvo ou a alguns alvos.
  • Insta-kill (Morte Instantânea) = São ataques que causam a morte instantânea dos inimigos.
  • OP = Over Power = São ataques/personagens que são tão poderosos que podem ser classificados como invencíveis ou injustos.
  • Status (Estado) = É o atual estado do personagem. No caso de FNaF World, caso o jogador use um ataque de Status contra um inimigo, este inimigo irá absorver o status lançado sobre ele, e vice-versa. Um jogador/inimigo também pode lançar um ataque de Status sobre si, mas neste caso, é chamado de Boost.
  • Boost (Impulso) = É o tipo de ataque que melhora os status do personagem que o lançou ou de toda a equipe. No caso de FNaF World, são ataques que impulsionam o jogador/inimigo, fazendo com que estejam menos vulneráveis aos ataques do oponente.
  • N/A = Not Applicable ou Not Available (Não Aplicável ou Não Disponível) = Esta sigla é utilizada quando a informação pedida não é aplicável ou não está disponível.

Efeitos dos Ataques

Esta é uma lista que explica como cada um dos ataques de efeito funciona.

Lista de Efeitos dos Ataques

Imagem no Jogo Nome Efeito Ataques com este Efeito
PowerUp
Aumento no Ataque (Attack Up) Aumenta o dano dos ataques do grupo que o utiliza.
  • Power Song
  • Birthday
Attackdown
Baixa no Ataque (Attack Down) Diminui o dano dos ataques do grupo inimigo.
  • Gloom
  • Gloom Song
  • Gloom Balloon
DefenseUp
Aumento na Defesa (Defense Up) Aumenta as propriedades de defesa do grupo que o utiliza.
  • Birthday
  • Armor Song
DefenseDown
Baixa na Defesa (Defense Down) Diminui as propriedades de defesa do grupo inimigo.
  • Rainy Day
  • Rainy Day 2
SpeedUp
Aumento na Velocidade (Speed Up) Diminui o tempo entre os ataques do grupo que o utiliza.
  • Birthday
  • Speed Song
  • Happy Jam
  • Happy Jam 2
SpeedDown
Baixa na Velocidade (Speed Down) Aumenta o tempo entre os ataques do grupo inimigo.
  • Sludge
N/A
Regeneração (Regeneration) Regenera o HP durante a batalha.
  • Regen Song
PosionBubble
Envenenamento (Poison) Dá dano em inimigos atingidos a cada turno.
  • Toxic Bite
  • Toxic Bite 2
  • Toxic Balloon
Dizzy
Atordoamento (Stun) Atordoa o grupo inimigo, fazendo com que nenhum inimigo possa atacar.
  • Jumpscare
Virus
Vírus (Virus) Dá um dano enorme nos inimigos a cada turno enquanto eles ainda estão sob o efeito do ataque.
  • Mega Virus
Bubble
Bolha (Bubble) Dá um dano enorme nos inimigos a cada turno enquanto eles ainda estão sob o efeito do ataque.
  • Bubble Breath

Ataques Vermelhos (AOE)

Os ataques vermelhos atacam todos os inimigos. Estes são os ataques do jogo classificados como Ataques AOE. Todos os ataques causam dano aos inimigos, com a exceção de Jumpscare e Neon Wall 2.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
BalloonsDá dano em um único inimigo múltiplas vezes. GreenBalloonRedBalloonBlueBalloonYellowBalloon Update 1
Bash JamDá dano em todos os inimigos. Update 1
Eye BeamDá um dano enorme em um único inimigo. Tem chance de dar dano crítico. EyeBeamBeam Update 1
FreddlesSumona uma debandada de "Freddles" que dá dano em todos os inimigos múltiplas vezes. FreddleAttack Update 1
JumpscareAtordoa inimigos por alguns segundos. Menos efetivo em chefões. Dizzy Update 1
Hot CheeseColoca bolhas de queijo quente no chão, dando dano de tempos em tempos nos inimigos. Gota QueijoHotCheeseMelt Update 1
Hot Cheese 2Coloca bolhas de queijo quente no chão, dando um dano enorme de tempos em tempos nos inimigos. Gota QueijoHotCheeseMelt Update 1
Mega BiteDá um dano gigantesco em todos os inimigos. BigBiteJaw Update 1
MegaVirusColoca um efeito de status que gradativamente drena grandes quantidades de HP. Virus Update 2
Munchies (Attack)Sumona um animatrônico pequeno com forma de armadilha para cada inimigo. Dá dano em todos os inimigos múltiplas vezes antes de desaparecer. Munchies Update 1
NeonWall2Cria uma barreira que faz os aliados ficarem invencíveis por 5 segundos. Wall Update 2
Pizza WheelDá dano em todos os inimigos múltiplas vezes. PizzaWheel1Pizza Update 1
Pizza Wheel 2Dá um dano enorme em todos os inimigos múltiplas vezes.
PizzaWheel2Pizza
Update 1
PoppersSumona várias bolas que permanecem inativas por alguns turnos. Após este tempo, todas as bolas na tela explodem, dando dano em todos os inimigos. PoppersActivate Update 1
SpringlocksDá um dano enorme por área de efeito. Spring-Bonnie head- Update 1

Ataques Laranjas Vibrantes (OverPowered)

Os ataques laranjas vibrantes são exclusivos dos personagens da Update 2. São ataques OPs.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Jack-O-BombsLança grandes quantidades de abóboras no inimigo.
Jackobomb
Update 2
BuzzsawatkLança uma serra circular em inimigos e causa um dano incrivelmente alto. Buzzsaw Update 2
Balloons2Sumona uma grande quantidade de balões. GreenBalloonRedBalloon

BlueBalloonYellowBalloon

Update 2

Ataques Laranjas (Básicos)

Os ataques laranjas atacam só um inimigo. São ataques básicos.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Bite buttonDá dano em dois inimigos.
Bite2Jaw
Update 1
Bite 2Dá um dano enorme em dois inimigos.
BiteJaw
Update 1
Hook buttonDá dano em um único inimigo. SwipeAttack Update 1
Mic tossDá dano em um único inimigo.
MicThrowFreddy
Update 1

Ataques Amarelos (Miscelânea)

Os ataques amarelos têm um efeito aleatório. São ataques que geram ações variadas. A exceção disto é o ataque Esc Key.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Endo ArmySumona três endoesqueletos temporários com lasers que dão dano nos inimigos com o tempo.
EndoAppear
Update 1
Esc keyChance de morte para todos os inimigos na tela (Unscrew tem mais chances de ser bem sucedido).
StaticClock
Update 1
Gift BoxesColoca uma caixa de presente nos pés de cada um de seus membros do grupo. Se morrerem, a caixa irá automaticamente trazê-los de volta à vida com HP restaurado.
Present
Update 1
HauntingSumona um Fredbear fantasma que tem a possibilidade de congelar um oponente por um curto período de tempo. Menos efetivo em Chefões.
Haunting freddy
Update 1
HocusPocusChance de transformar inimigos em inimigos mais fracos.
N/A
Update 2
Mimic BallSumona um mímico permanente que duplica todo e qualquer ataque utilizado.
MimicBall
MimicBallActivated
Virtua-Freddy
Update 1
Mystery BoxTroca todos os membros do seu grupo por personagens aleatórios. Tudo volta ao normal quando a batalha acaba.
N/A
Update 1
Mystery Box 2Troca todos os membros do seu grupo por personagens aleatórios. Tudo volta ao normal quando a batalha acaba.
N/A
Update 1
NeonWallSumona um escudo que irá bloquear, por um curto período de tempo, qualquer dano que seu grupo possa receber.
Neon wall
Update 1
Prize BallPerforma um ataque aleatório básico.
PartyBall
Update 1
Prize Ball 2Performa um ataque aleatório avançado.
PrizeBall2
Update 1

Ataques Verdes (Veneno)

Os ataques verdes fazem o inimigo ficar envenenado, o que faz ele perder vida. A exceção disto é o ataque Bad Pizza, que apenas dá dano em todos os inimigos (não envenena).

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Bad PizzaDá dano em todos os inimigos. BadPizza Update 1
Toxic BalloonEnvenena um inimigo. PoisonBalloon Update 1
Toxic BiteDá dano e envenena um inimigo. ToxicJaw2Bite Update 1
Toxic Bite 2Dá dano e envenena dois inimigos. ToxicJawBite Update 1

Ataques Roxos (Status)

Os ataques roxos diminuem os atributos dos inimigos. Geram um efeito chamado de "Status", as exceções disso são 4th Wall e Slasher.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Gloom BalloonTemporariamente diminui a força de ataque de um inimigo. TheGloomBalloon Update 1
Gloom SongTemporariamente diminui a força de ataque de todos os inimigos. Update 1
Rainy DayTemporariamente diminui a defesa de todos os inimigos. DarkCloudCloudDisappear Update 1
Rainy Day 2Temporariamente diminui a defesa de todos os inimigos e dá dano a todos eles múltiplas vezes. DarkCloudLightningCloudDisappear Update 1
SlasherAtira uma espada de 8-bit que possui uma chance entre 10 de causar 99999 de dano ao inimigo. Slasherknife Update 2
SludgeTemporariamente diminui a velocidade de todos os inimigos. AnotherCloudGooDisappear Update 1
4thwallatkAtaque poderoso que atravessa defesas. FourthWall Update 2

Ataques Rosas (Cura)

Os ataques rosas curam os membros do grupo, aumentando/regenerando/curando as estatísticas. Porém, a maioria deles não causa dano. A exceção para isso é o ataque Bubble Breath que não cura e não causa dano.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Cupcake (Attack)Restaura grandemente o HP dos membros do grupo instantaneamente. Cupcake Update 1
BubblebreathProtege o grupo contra efeitos tóxicos. Bubble Update 2
Happy JamRestaura o HP dos membros do grupo instantaneamente e temporariamente aumenta velocidade. Update 1
Happy Jam 2Restaura grandemente o HP dos membros do grupo instantaneamente e temporariamente aumenta velocidade. Update 1
Party FavorsRestaura grandemente o HP dos membros do grupo instantaneamente e dá dano em todos os inimigos. PartyFavorThing Update 1
Regen SongRestaura grandemente o HP dos membros do grupo ao longo de um tempo. SmallRedNoteBigRedNote Update 1

Ataques Brancos (Boost)

Os ataques brancos geram uma grande melhoria a todos os membros do grupo por um turno. A exceção a esta regra é o ataque Cosmic Song, que apenas causa dano.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Armor SongTemporariamente aumenta a defesa dos membros do grupo. Update 1
BirthdayTemporariamente aumenta força de ataque, defesa e velocidade dos membros do grupo. Update 1
Cosmic SongDá dano aos inimigos múltiplas vezes. Update 1
Power SongTemporariamente aumenta a força de ataque dos membros do grupo. Update 1
Speed SongTemporariamente aumenta a velocidade dos membros do grupo. Update 1

Ataques Pretos (Insta-kill)

Os ataques pretos são letais para seus inimigos em certas circunstâncias. São os ataques de Insta-kill.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Unscrew30% de chance de morte instantânea para um inimigo. SmallerUnscrewSmallerUnscrew2 Update 1
Unscrew 2Dá dano a um único inimigo múltiplas vezes com 30% de chance de morte instantânea para um inimigo. SpringDown1SpringDown2 Update 1
WaterhoseInstantaneamente mata inimigos com menos de 30% de HP. Wathose Update 1
Waterhose 2Instantaneamente mata inimigos com menos de 50% de HP. Wathose2 Update 1

Curiosidades

  • Se Mimic Ball duplicar quaisquer balões depois que todos os inimigos estiverem mortos, eles irão flutuar pela tela antes de sair pela parte inferior da mesma.
  • A textura das caixas do ataque Gift Boxes pode ser vista em um dos jogos antigos de Scott, Chipper & Sons Lumber Co.
  • Se um dos ataques Prize Ball ou Prize Ball 2 for utilizado logo no final de uma batalha, cronometrado corretamente, a bola irá ser aberta mas não irá reproduzir nenhum ataque.
  • O ataque Jumpscare utiliza o mesmo grito do primeiro Five Nights at Freddy's, mas está cortado na metade.
  • Alguns movimentos parecem não estar nas cores corretas:
    • Bad Pizza é um ataque verde, porém, não envenena.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques vermelhos.
    • Esc Key é um ataque amarelo, porém, é do tipo insta-kill (pode matar um inimigo instantaneamente).
      • Este ataque deveria estar entre os ataques pretos.
    • Bubble Breath é um ataque rosa, porém, não cura.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques amarelos, por ser um ataque de proteção assim como Neon Wall, que se encontra no mesmo grupo.
    • Cosmic Song é um ataque branco, porém, não gera Boost nos aliados do jogador.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques vermelhos, por ser um ataque AOE.
    • Neon Wall 2 é um ataque vermelho, porém, não é um ataque AOE.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques amarelos, pois cria um escudo, assim como seu homólogo mais fraco (Neon Wall).
    • 4th Wall é um ataque roxo, porém, não gera um status negativo no inimigo.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques vermelhos.
    • Slasher é um ataque roxo, porém, assim como 4th Wall, não gera um status negativo no inimigo.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques pretos, pois é um ataque de insta-kill (morte instantânea) para a maioria dos inimigos.
    • O ataque Jumpscare está na categoria certa, pois, apesar de não causar dano, ele é um ataque AOE, e causa uma reação por área de efeito.
  • Alguns dos ataques são exclusivos de alguns personagens:
    • Endoplush é o único personagem jogável que tem o ataque Waterhose 2.
    • Phantom BB é o único personagem jogável que tem os ataques Toxic Balloon e Gloom Balloon.
    • Bonnie é o único personagem jogável que tem o ataque Happy Jam.
    • Nightmare BB é o único personagem jogável que tem o ataque Balloons 2.
    • Coffee é o único personagem jogável que tem o ataque "Neon Wall 2".
    • Até o Update 1.2, Nightmare Freddy era o único personagem jogável que tinha o ataque Freddles. Com o update, Nightmare Fredbear passou a ter esse ataque.
      • Curiosamente, no update 1.1, Nightmare Fredbear possuía este ataque quando ele era visto no Painel de Personagens. Porém, ao jogar com ele, percebia-se que ele não possuía o ataque.
Toxic Song

O ataque Toxic Song.

  • Parece haver um ataque não utilizado no jogo: Toxic Song. Não se sabe o que este ataque faz, ou a quem ele pertence.
    • Apesar disto, é mais provável que seja do tipo de ataque para envenenar inimigos, já que sua cor é verde.
    • Este ataque só pode ser encontrado nos arquivos do jogo.
    • Especula-se que Adventure Springtrap e Adventure Phantom Mangle poderiam ser os portadores deste ataque, já que suas versões originais (Adventure Spring Bonnie e Adventure Funtime Foxy) possuem o ataque "Cosmic Song", além de alguns phantoms terem versões venenosas de alguns ataques de seus homólogos.
  • Os ataques Alarme, Bolas de Neve, Mini Rainbow e Canhão Rainbow são os únicos ataques que só podem ser usados por inimigos e bosses.
  • Se algum inimigo usar o ataque Gloom Song, todas as caixas de presente do ataque Gift Boxes são destruídas.
  • O ataque Rainy Day 2 era o único ataque que, antes do update 2, era o único ataque roxo que dava dano em inimigos.
  • O ataque 4th Wall era o ataque em que, antes do update 2, somente inimigos tinham esse ataque.
  • O ataque Gift Boxes é provavelmente uma referência ao minigame Give Gifts, Give Life do segundo jogo.

Estes são alguns detalhes que não são específicos de um único ataque.