Os Ataques de FNaF World são separados por níveis e cores. Existem dois níveis e oito cores para os ataques.

Dicionário

Esta página utiliza de vocabulário de jogos RPG que podem não ser de conhecimento de todos os usuários. Portanto, este dicionário abaixo esclarece o significado de algumas destas palavras.

Dicionário

  • HP = Health Points (Pontos de Saúde) = HP é mais conhecido, no Brasil, como "Sangue" ou "Vida" de um personagem/inimigo. É aquela barra, geralmente avermelhada, que mostra o quanto de "Vida" ainda resta a algum personagem/inimigo.
  • Dano = É a quantidade de HP que um personagem tira de um inimigo. Pode também ser representado com o valor da força que o golpe do personagem tem com relação a um inimigo.
  • Sumonar = Sumonar é o ato de invocar algum elemento/objeto aliado.
  • AOE = Area Of Effect (Área de Efeito) = AOE geralmente se trata de habilidades que atingem uma certa área, em vez de serem direcionadas a um único alvo ou a alguns alvos.
  • Insta-kill (Morte Instantânea) = São ataques que causam a morte instantânea dos inimigos.
  • OP = Over Power = São ataques/personagens que são tão poderosos que podem ser classificados como invencíveis ou injustos.
  • Status (Estado) = É o atual estado do personagem. No caso de FNaF World, caso o jogador use um ataque de Status contra um inimigo, este inimigo irá absorver o status lançado sobre ele, e vice-versa. Um jogador/inimigo também pode lançar um ataque de Status sobre si, mas neste caso, é chamado de Boost.
  • Boost (Impulso) = É o tipo de ataque que melhora os status do personagem que o lançou ou de toda a equipe. No caso de FNaF World, são ataques que impulsionam o jogador/inimigo, fazendo com que estejam menos vulneráveis aos ataques do oponente.
  • N/A = Not Applicable ou Not Available (Não Aplicável ou Não Disponível) = Esta sigla é utilizada quando a informação pedida não é aplicável ou não está disponível.

Efeitos dos Ataques

Esta é uma lista que explica como cada um dos ataques de efeito funciona.

Lista de Efeitos dos Ataques

Imagem no Jogo Nome Efeito Ataques com este Efeito
PowerUp.gif
Aumento no Ataque (Attack Up) Aumenta o dano dos ataques do grupo que o utiliza.
  • Power Song
  • Birthday
Attackdown.gif
Baixa no Ataque (Attack Down) Diminui o dano dos ataques do grupo inimigo.
  • Gloom
  • Gloom Song
  • Gloom Balloon
DefenseUp.gif
Aumento na Defesa (Defense Up) Aumenta as propriedades de defesa do grupo que o utiliza.
  • Birthday
  • Armor Song
DefenseDown.gif
Baixa na Defesa (Defense Down) Diminui as propriedades de defesa do grupo inimigo.
  • Rainy Day
  • Rainy Day 2
SpeedUp.gif
Aumento na Velocidade (Speed Up) Diminui o tempo entre os ataques do grupo que o utiliza.
  • Birthday
  • Speed Song
  • Happy Jam
  • Happy Jam 2
SpeedDown.gif
Baixa na Velocidade (Speed Down) Aumenta o tempo entre os ataques do grupo inimigo.
  • Sludge
N/A
Regeneração (Regeneration) Regenera o HP durante a batalha.
  • Regen Song
PosionBubble.gif
Envenenamento (Poison) Dá dano em inimigos atingidos a cada turno.
  • Toxic Bite
  • Toxic Bite 2
  • Toxic Balloon
Dizzy.gif
Atordoamento (Stun) Atordoa o grupo inimigo, fazendo com que nenhum inimigo possa atacar.
  • Jumpscare
Virus.gif
Vírus (Virus) Dá um dano enorme nos inimigos a cada turno enquanto eles ainda estão sob o efeito do ataque.
  • Mega Virus
Bubble.png
Bolha (Bubble) Dá um dano enorme nos inimigos a cada turno enquanto eles ainda estão sob o efeito do ataque.
  • Bubble Breath

Ataques Vermelhos (AOE)

Os ataques vermelhos atacam todos os inimigos. Estes são os ataques do jogo classificados como Ataques AOE. Todos os ataques causam dano aos inimigos, com a exceção de Jumpscare e Neon Wall 2.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Balloons.gifDá dano em um único inimigo múltiplas vezes. GreenBalloon.gifRedBalloon.gifBlueBalloon.gifYellowBalloon.gif Update 1
Bash Jam.gifDá dano em todos os inimigos. Update 1
Eye Beam.gifDá um dano enorme em um único inimigo. Tem chance de dar dano crítico. EyeBeamBeam.png Update 1
Freddles.gifSumona uma debandada de "Freddles" que dá dano em todos os inimigos múltiplas vezes. FreddleAttack.gif Update 1
Jumpscare.gifAtordoa inimigos por alguns segundos. Menos efetivo em chefões. Dizzy.gif Update 1
Hot Cheese.gifColoca bolhas de queijo quente no chão, dando dano de tempos em tempos nos inimigos. Gota Queijo.gifHotCheeseMelt.gif Update 1
Hot Cheese 2.gifColoca bolhas de queijo quente no chão, dando um dano enorme de tempos em tempos nos inimigos. Gota Queijo.gifHotCheeseMelt.gif Update 1
Mega Bite.gifDá um dano gigantesco em todos os inimigos. BigBiteJaw.gif Update 1
MegaVirus.gifColoca um efeito de status que gradativamente drena grandes quantidades de HP. Virus.gif Update 2
Munchies (Attack).gifSumona um animatrônico pequeno com forma de armadilha para cada inimigo. Dá dano em todos os inimigos múltiplas vezes antes de desaparecer. Munchies.gif Update 1
NeonWall2.gifCria uma barreira que faz os aliados ficarem invencíveis por 5 segundos. Wall.gif Update 2
Pizza Wheel.gifDá dano em todos os inimigos múltiplas vezes. PizzaWheel1Pizza.gif Update 1
Pizza Wheel 2.gifDá um dano enorme em todos os inimigos múltiplas vezes.
PizzaWheel2Pizza.gif
Update 1
Poppers.gifSumona várias bolas que permanecem inativas por alguns turnos. Após este tempo, todas as bolas na tela explodem, dando dano em todos os inimigos. PoppersActivate.gif Update 1
Springlocks.gifDá um dano enorme por área de efeito. Spring-Bonnie head-.png Update 1

Ataques Laranjas Vibrantes (OverPowered)

Os ataques laranjas vibrantes são exclusivos dos personagens da Update 2. São ataques OPs.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Jack-O-Bombs.gifLança grandes quantidades de abóboras no inimigo.
Jackobomb.gif
Update 2
Buzzsawatk.gifLança uma serra circular em inimigos e causa um dano incrivelmente alto. Buzzsaw.gif Update 2
Balloons2.gifSumona uma grande quantidade de balões. GreenBalloon.gifRedBalloon.gif

BlueBalloon.gifYellowBalloon.gif

Update 2

Ataques Laranjas (Básicos)

Os ataques laranjas atacam só um inimigo. São ataques básicos.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Bite button.gifDá dano em dois inimigos.
Bite2Jaw.gif
Update 1
Bite 2.gifDá um dano enorme em dois inimigos.
BiteJaw.gif
Update 1
Hook button.gifDá dano em um único inimigo. SwipeAttack.gif Update 1
Mic toss.gifDá dano em um único inimigo.
MicThrowFreddy.gif
Update 1

Ataques Amarelos (Miscelânea)

Os ataques amarelos têm um efeito aleatório. São ataques que geram ações variadas.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Endo Army.gifSumona três endoesqueletos temporários com lasers que dão dano nos inimigos com o tempo.
EndoAppear.gif
Update 1
Esc key.gifChance de morte para todos os inimigos na tela (Unscrew tem mais chances de ser bem sucedido).
StaticClock.gif
Update 1
Gift Boxes.gifColoca uma caixa de presente nos pés de cada um de seus membros do grupo. Se morrerem, a caixa irá automaticamente trazê-los de volta à vida com HP restaurado.
Present.png
Update 1
Haunting.gifSumona um Fredbear fantasma que tem a possibilidade de congelar um oponente por um curto período de tempo. Menos efetivo em Chefões.
Haunting freddy.gif
Update 1
HocusPocus.gifChance de transformar inimigos em inimigos mais fracos.
N/A
Update 2
Mimic Ball.gifSumona um mímico permanente que duplica todo e qualquer ataque utilizado.
MimicBall.gif
MimicBallActivated.gif
Virtua-Freddy.gif
Update 1
Mystery Box.gifTroca todos os membros do seu grupo por personagens aleatórios. Tudo volta ao normal quando a batalha acaba.
N/A
Update 1
Mystery Box 2.gifTroca todos os membros do seu grupo por personagens aleatórios. Tudo volta ao normal quando a batalha acaba.
N/A
Update 1
NeonWall.gifSumona um escudo que irá bloquear, por um curto período de tempo, qualquer dano que seu grupo possa receber.
Neon wall.gif
Update 1
Prize Ball.gifPerforma um ataque aleatório básico.
PartyBall.gif
Update 1
Prize Ball 2.gifPerforma um ataque aleatório avançado.
PrizeBall2.gif
Update 1

Ataques Verdes (Veneno)

Os ataques verdes fazem o inimigo ficar envenenado, o que faz ele perder vida. A exceção disto é o ataque Bad Pizza, que apenas dá dano em todos os inimigos (não envenena).

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Bad Pizza.gifDá dano em todos os inimigos. BadPizza.gif Update 1
Toxic Balloon.gifEnvenena um inimigo. PoisonBalloon.gif Update 1
Toxic Bite.gifDá dano e envenena um inimigo. ToxicJaw2Bite.gif Update 1
Toxic Bite 2.gifDá dano e envenena dois inimigos. ToxicJawBite.gif Update 1

Ataques Roxos (Status)

Os ataques roxos diminuem os atributos dos inimigos. Geram um efeito chamado de "Status", as exceções disso são 4th Wall e Slasher.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Gloom Balloon.gifTemporariamente diminui a força de ataque de um inimigo. TheGloomBalloon.gif Update 1
Gloom Song.gifTemporariamente diminui a força de ataque de todos os inimigos. Update 1
Rainy Day.gifTemporariamente diminui a defesa de todos os inimigos. DarkCloud.gifCloudDisappear.gif Update 1
Rainy Day 2.gifTemporariamente diminui a defesa de todos os inimigos e dá dano a todos eles múltiplas vezes. DarkCloud.gifLightning.gifCloudDisappear.gif Update 1
Slasher.gifAtira uma espada de 8-bit que possui uma chance entre 10 de causar 99999 de dano ao inimigo. Slasherknife.gif Update 2
Sludge.gifTemporariamente diminui a velocidade de todos os inimigos. AnotherCloud.gifGooDisappear.gif Update 1
4thwallatk.gifAtaque poderoso que atravessa defesas. FourthWall.png Update 2

Ataques Rosas (Cura)

Os ataques rosas curam os membros do grupo, aumentando/regenerando/curando as estatísticas. Porém, a maioria deles não causa dano.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Cupcake (Attack).gifRestaura grandemente o HP dos membros do grupo instantaneamente. Cupcake.gif Update 1
Bubblebreath.gifProtege o grupo contra efeitos tóxicos. Bubble.png Update 2
Happy Jam.gifRestaura o HP dos membros do grupo instantaneamente e temporariamente aumenta velocidade. Update 1
Happy Jam 2.gifRestaura grandemente o HP dos membros do grupo instantaneamente e temporariamente aumenta velocidade. Update 1
Party Favors.gifRestaura grandemente o HP dos membros do grupo instantaneamente e dá dano em todos os inimigos. PartyFavorThing.gif Update 1
Regen Song.gifRestaura grandemente o HP dos membros do grupo ao longo de um tempo. SmallRedNote.gifBigRedNote.gif Update 1

Ataques Brancos (Boost)

Os ataques brancos geram uma grande melhoria a todos os membros do grupo por um turno. A exceção a esta regra é o ataque "Cosmic Song", que apenas causa dano.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Armor Song.gifTemporariamente aumenta a defesa dos membros do grupo. Update 1
Birthday.gifTemporariamente aumenta força de ataque, defesa e velocidade dos membros do grupo. Update 1
Cosmic Song.gifDá dano aos inimigos múltiplas vezes. Update 1
Power Song.gifTemporariamente aumenta a força de ataque dos membros do grupo. Update 1
Speed Song.gifTemporariamente aumenta a velocidade dos membros do grupo. Update 1

Ataques Pretos (Insta-kill)

Os ataques pretos são letais para seus inimigos em certas circunstâncias. São os ataques de Insta-kill.

AtaqueDescriçãoPersonagensAparênciaAtualização
Unscrew.gif30% de chance de morte instantânea para um inimigo. SmallerUnscrew.gifSmallerUnscrew2.gif Update 1
Unscrew 2.gifDá dano a um único inimigo múltiplas vezes com 30% de chance de morte instantânea para um inimigo. SpringDown1.gifSpringDown2.gif Update 1
Waterhose.gifInstantaneamente mata inimigos com menos de 30% de HP. Wathose.gif Update 1
Waterhose 2.gifInstantaneamente mata inimigos com menos de 50% de HP. Wathose2.gif Update 1

Curiosidades

  • Se Mimic Ball duplicar quaisquer balões depois que todos os inimigos estiverem mortos, eles irão flutuar pela tela antes de sair pela parte inferior da mesma.
  • A textura das caixas do ataque Gift Boxes pode ser vista em um dos jogos antigos de Scott, Chipper & Sons Lumber Co.
  • Se um dos ataques Prize Ball ou Prize Ball 2 for utilizado logo no final de uma batalha, cronometrado corretamente, a bola irá ser aberta mas não irá reproduzir nenhum ataque.
  • O ataque Jumpscare utiliza o mesmo grito do primeiro Five Nights at Freddy's, mas está cortado na metade.
  • Alguns movimentos parecem não estar nas cores corretas:
    • Bad Pizza é um ataque verde, porém, não envenena.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques vermelhos.
    • Esc Key é um ataque amarelo, porém, é do tipo insta-kill (pode matar um inimigo instantaneamente).
      • Este ataque deveria estar entre os ataques pretos.
    • Bubble Breath é um ataque rosa, porém, não cura.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques amarelos, por ser um ataque de proteção assim como Neon Wall, que se encontra no mesmo grupo.
    • Cosmic Song é um ataque branco, porém, não gera Boost nos aliados do jogador.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques vermelhos, por ser um ataque AOE.
    • Neon Wall 2 é um ataque vermelho, porém, não é um ataque AOE.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques amarelos, pois cria um escudo, assim como seu homólogo mais fraco (Neon Wall).
    • 4th Wall é um ataque roxo, porém, não gera um status negativo no inimigo.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques vermelhos.
    • Slasher é um ataque roxo, porém, assim como 4th Wall, não gera um status negativo no inimigo.
      • Este ataque deveria estar entre os ataques pretos, pois é um ataque de insta-kill (morte instantânea) para a maioria dos inimigos.
    • O ataque Jumpscare está na categoria certa, pois, apesar de não causar dano, ele é um ataque AOE, e causa uma reação por área de efeito.
  • Alguns dos ataques são exclusivos de alguns personagens:
    • Endoplush é o único personagem jogável que tem o ataque "Waterhose 2".
    • Phantom BB é o único personagem jogável que tem os ataques "Toxic Balloon" e "Gloom Balloon".
    • Bonnie é o único personagem jogável que tem o ataque "Happy Jam".
    • Nightmare BB é o único personagem jogável que tem o ataque "Balloons 2".
    • Coffee é o único personagem jogável que tem o ataque "Neon Wall 2".
    • Até o Update 1.2, Nightmare Freddy era o único personagem jogável que tinha o ataque "Freddles". Com o update, Nightmare Fredbear passou a ter esse ataque.
      • Curiosamente, no update 1.1, Nightmare Fredbear possuía este ataque quando ele era visto no Painel de Personagens. Porém, ao jogar com ele, percebia-se que ele não possuía o ataque.
Toxic Song.gif

O ataque Toxic Song.

  • Parece haver um ataque não utilizado no jogo: "Toxic Song". Não se sabe o que este ataque faz, ou a quem ele pertence.
    • Apesar disto, é mais provável que seja do tipo de ataque que envenena inimigos, já que sua cor é verde.
    • Este ataque só pode ser encontrado nos arquivos do jogo.
    • Especula-se que Adventure Springtrap e Adventure Phantom Mangle poderiam ser os portadores deste ataque, já que suas versões originais possuem o ataque "Cosmic Song", além de alguns "phantoms" terem versões venenosas de alguns ataques de seus homólogos.
  • Os ataques "Alarme", "Bolas de Neve" e "Canhão Rainbow" são os únicos ataques que só podem ser usados por inimigos.

Estes são alguns detalhes que não são específicos de um único ataque.