Five Nights at Freddy's Wiki
Registre-se
Advertisement
Five Nights at Freddy's Wiki



Não é o que você está procurando? Veja Bonnie (Desambiguação).
[...] eu tenho uma surpresa ainda melhor para você, e você não vai acreditar nisso: encontramos um. Um DE VERDADE!
 
Rapaz do Telefone informando ao jogador que a empresa encontrou Springtrap, Noite 2.

Springtrap ("Armadilha de molas" em português) é o principal antagonista e o único animatrônico verdadeiro em Five Nights at Freddy's 3.

Ele é o único inimigo que pode dar um Game Over ao jogador, enquanto os animatrônicos fantasmas apenas usam seus jumpscares para escurecer o campo de visão do jogador, estragar o sistema de ventilação ou de áudio, assustá-lo e atrapalhá-lo.

Aparência

Springtrap Rare 3

Última das três imagens raras de Springtrap.

Originalmente chamado de "Springbonnie" pelo Cara do Telefone, Springtrap é um coelho animatrônico fortemente danificado e de uma cor amarelo/ouro manchada. Sua orelha direita está em grande parte em falta, com alguns fios saltando para fora.

Seu corpo é inteiramente rasgado e esfarrapado, com buracos expondo mecanismos e fios por todas as partes. Embora ambas as mãos estejam ligadas e geralmente intactas, suas pernas estão totalmente à mostra do meio da canela para baixo, expondo o seu endoesqueleto e seus fios.

Ambos os olhos estão devidamente posicionados dentro de sua cabeça, e ele não consegue abrir sua boca - em vez disso, ele sempre aparece com um largo sorriso de dentes deteriorados. A exceção disso ocorre em seu segundo jumpscare. Ao examinar bem o corpo de Springtrap e as imagens raras que mostram o animatrônico tirando sua própria cabeça, podemos ver que há um corpo dentro de seu traje.

Ao examinar o torso e partes expostas de seu endoesqueleto, é possível ver materiais de cor vinho que se assemelham a vísceras humanas. Nas imagens raras, Springtrap é visto tirando a cabeça de seu traje, revelando uma cabeça humana mumificada. A mandíbula dessa cabeça pode ser vista brevemente durante o segundo jumpscare.

Ele se move de uma maneira fluída, esgueirando-se ao Escritório de uma forma quase humana, ao contrário dos movimentos robóticos dos animatrônicos anteriores.

É revelado no minigame "Fruit Maze" que o traje de Springtrap era originalmente dourado, com partes escuras no interior das orelhas e barriga. Ele possuia uma gravata borboleta roxa e botões em seu peito.

História

Springtrap era originalmente conhecido como Springbonnie, e foi um dos primeiros animatrônicos criados, atuando na Fredbear's Family Diner durante os anos 70-80. A maioria dos outros animatrônicos possuiam endoesqueletos e estruturas de apoio que tornavam quase impossível alguém usar seus trajes sem se machucar ou morrer. Springbonnie, junto com Fredbear, por outro lado, foi criado para ser uma mistura entre um animatrônico e um traje de mascote que possa ser usado por humanos. No entanto, seus mecanismos de mola, que expandiam partes do traje para permitir que humanos entrassem, eram extremamente perigosos e sensíveis, e quando afrouxados, as partes irão voltar ao seu lugar original, perfurando o usuário no processo. Assim, uma simples respiração poderia destravar os mecanismos, tornando o uso do traje extremamente perigoso. Isso fez com que Springtrap fosse levado a uma sala de peças/emergência, a qual nenhum cliente e a maioria dos funcionários não tinham a permissão de entrar. Essa é a explicação de Springbonnie ter ganho seu apelido de "Springtrap" (armadilha de mola), já que pode prender alguém dentro de seu traje devido a suas molas perigosas. A entrada para esse quarto mencionado anteriormente foi tampada com uma parede falsa, tornando a sala quase inexistente para clientes e funcionários desavisados, bem como animatrônicos. Os animatrônicos tiveram esta sala removida das configurações de seus mapas, portanto, não poderiam encontrar esta sala.

Purple Guy Death Gif 3

Sprite de Springtrap sentado durante o minigame da Noite 5.

Quando Purple Man, vulgo William Afton, voltou ao restaurante para desmantelar os animatrônicos, ele acordou os espíritos das cinco crianças que assassinou. Aterrorizado com esses espíritos, William correu para a sala segura, onde um dos trajes de Springbonnie foi armazenado. Ele vestiu o traje para fugir dos fantasmas, e o truque parecia ter dado certo no início, fazendo com que ele se levantasse e risse dos espíritos. No entanto, os mecanismos com mal funcionamento dentro do traje esmagaram e cortaram William, causando-lhe uma morte lenta e dolorosa. As fitas cassetes de áudio do Cara do Telefone prenunciaram isso, como ele explica que a pessoa que estiver dentro do traje não deve respirar ou fazer movimentos bruscos, nem deixar as travas úmidas, e William quebrou essas regras; ele fez um movimento brusco ao se levantar e, possivelmente, respirou sobre o mecanismo de mola quando ele riu, resultando no bloqueio das peças e causando sua morte brutal. As frequentes goteiras da Freddy's abandonada também pode ter influenciado isso.

30 anos depois, a Pavores Fazbear: A Atração de Horror foi aberta em homenagem ao Incidente das Crianças Desaparecidas e outros incidentes que tornaram a Pizzaria Freddy Fazbear um local teoricamente assombrado e com uma péssima fama. Os empregados dessa atração encontraram Springbonnie sem saber que havia um cadáver dentro dele, e o colocaram como atração. William, agora denominado "Springtrap", possuiu seu corpo morto, ganhando vida e vagando pela construção. Durante 1 semana, Springtrap vai atrás do segurança noturno da atração, andando pelos corredores e pelas ventilações. A agonia presente no corpo de William provoca alucinações pelo local conhecidas como "Phantoms", que vão atrás de segurança. Felizmente, o traje mofado de Springbonnie possuía a programação de ir até onde as crianças estavam como dito nas fitas. Isso fazia com que Springtrap fosse atrás dos áudios de Ballon Boy que eram tocados em cada câmera procurando crianças. No fim da semana, a Fazbear's Fright se incendeia por motivos desconhecidos, possivelmente pela péssima ventilação do local e alto risco de incêndio. Com isso, ela desmorona, destruindo tudo que estava lá dentro, incluindo Springtrap. Após o incêndio, é revelado na cutscene secreta de Sister Location que Springtrap havia sobrevivido ao fogo, e que o segurança noturno era na verdade Michael Afton, seu filho, que diz ter conseguido encontrar sua irmã. Após isso, Springtrap aparece e a cutscene é cortada. O destino de Springtrap é revelado em Freddy Fazbear's Pizzaria Simulator, aonde ele é atraído para a nova pizzaria, que na verdade era uma armadilha criada por Henry Emily.

Localização

Springtrap aparece em todas as salas e dutos e, portanto, pode ser visto em qualquer câmera, a menos que ele esteja no Escritório ou no corredor em frente ao Escritório. Não há um local fixo onde ele começa a noite, mas ele geralmente começa sua caminhada nas câmeras 07, 08 e 09.

Comportamento

Springtrap Jumpscare Left

Springtrap atacando pelo lado esquerdo do Escritório.

Springtrap Jumpscare Right

Springtrap atacando pelo lado direito do Escritório.

Springtrap age de uma maneira muito semelhante à um humano, provocando o jogador em sua presença. Ele aparecerá nas áreas mais isoladas do campo de visão das câmeras, aparentemente tentando se esconder do jogador, ou apenas para encarar a câmera de um jeito amedrontador.

Ao redor do Escritório, ele irá se movimentar bastante, e inclusive olhará para o jogador através da janela. Nas ocasiões em que ele está prestes a atacar o jogador, ele se esconderá atrás da porta, mas irá espreitar encarando o jogador.

Como mencionado no telefonema da Noite 2, Springtrap é suscetível a distrações de áudio e seguirá constantemente a fonte do ruído que o jogador cria. Ele também é suscetível às aberturas de dutos fechadas, mas irá usá-las normalmente como um meio de chegar ao jogador.

Springtrap também pode ser atraído pelo som de alarme do Escritório (quando as luzes vermelhas piscam).

Áudio

O grito emitido por Springtrap ao atacar o jogador. Todos os animatrônicos fantasmas e Springtrap emitem esse grito ao atacar o jogador. Arquivo
Scream3.ogg
TheWarningSign

Aviso: Alto!




O som que Springtrap provoca andando pela ventilação. Arquivo
Vent quiet1.ogg


O som que Springtrap provoca andando pela ventilação. Arquivo
Vent quiet2.ogg


O som que Springtrap provoca andando pela ventilação. Arquivo
Vent closer1.ogg


O som que Springtrap provoca andando pela ventilação. Arquivo
Vent louder2.ogg



Gemidos que Springtrap provoca enquanto se locomove pelos corredores. Arquivo
Moan.ogg


Curiosidades

Mecânicas

  • Sendo o único animatrônico que pode matar o jogador, Springtrap possui dois jumpscares.
  • Quando ele está se escondendo na parte esquerda do escritório, ele se parece com Bonnie na porta do primeiro jogo.
  • Assim como Golden Freddy no segundo jogo, Springtrap não possui uma localização inicial única confirmada.
  • Springtrap é um dos três personagens que podem ser vistos em mais de uma câmera em Five Nights at Freddy's 3, os outros são Phantom BB e Phantom Mangle.
  • No primeiro jumpscare (no lado esquerdo do Escritório), a orelha do Springtrap não se move. No segundo jumpscare (no lado direito do Escritório), as orelhas se movem. Isso faz parecer que as orelhas de Springtrap se movem como as orelhas de Bonnie.
  • Caso o jogador receba um jumpscare de um animatrônico Phantom enquanto Springtrap estiver na porta do Escritório, ele morrerá.
  • Alguns fãs especulam que RWQFSFASXC é, na verdade, Springtrap. Essa teoria mais tarde foi desmentida pelos livros.
  • Springtrap só tem uma posição para cada câmera na versão móvel do jogo, com a Cam 02 sendo uma exceção para isso. Na versão melhorada, ele possui as mesmas posições da versão de computador.
  • Existe um glitch que quando Springtrap ataca o jogador, a noite termina durante o jumpscare.

Aparência

  • Springtrap, assim como Bonnie, Balloon Boy, Mangle e The Puppet, não possui sobrancelhas.
  • A profundidade dos olhos de Springtrap lembra a da Chica do segundo jogo.
  • Springtrap é um dos animatrônicos que têm 5 dedos.
    • Os animatrônicos de Five Nights at Freddy's 4 também possuem 5 dedos, exceto Plushtrap, Nightmare Balloon Boy e Nightmarionne.
    • Por conta disto, Springtrap é considerado um dos personagens que usam uma forma mais humana, por causa dos seus cinco dedos nas mãos e nos pés além dos órgãos. Os outros são Balloon Boy, Circus Baby e Ballora.

Nome

  • Antes de seu nome ser confirmado, os jogadores apelidaram Springtrap de outros nomes, como:
    • Golden Bonnie (Bonnie de Ouro, em português). Muitos fãs pensavam que ele era o mais novo Golden Bonnie;
    • Rotten (Apodrecido, em português). Como se parece muito com Bonnie, está cheios de fios em seu corpo, e passou 30 anos após os dois primeiros jogos, os fãs chamaram-no de Rotten;
    • Hybrid (Híbrido, em português). Significa algo que é feito de duas ou mais coisas diferentes, que se mesclaram e criaram um item único (este item é chamado de híbrido). No caso do Springtrap, este nome foi atribuído pois os fãs acreditavam que ele era feito de uma mistura de partes dos outros animatrônicos;
    • Salvage (Salvamento, em português). Este nome foi dado a ele pois ele era visto por alguns fãs como o salvador dos animatrônicos.
    • Nightmare (Pesadelo, em português). Alguns fãs diziam que o nome era Nightmare/Pesadelo, pois pensava-se que ele seria o único a assustar no jogo, e que, por isso, ele seria muito pior do que todos os outros.
  • Seu nome foi revelado a partir de um anúncio no Steam por meio de Scott. As letras repetidas do anúncio formavam a frase "My name is Springtrap".
  • Seu nome é referência a uma armadilha para animais usada na temporada de caça.
  • O nome real de Springtrap é Springbonnie. Springtrap é apenas um nome dado após William Afton morrer nele. Isso é revelado em Five Nights at Freddy's 4. Além disso, o Cara do Telefone se refere a ele como Springbonnie.

Teorias

  • Apesar de estar na Casa de Horrores enquanto ela estava sendo incendiada, é possível que Springtrap tenha sobrevivido ao incidente. Ao iluminar o jornal que mostra a estatueta de Freddy, Springtrap pode ser visto ao fundo.
    • Essa teoria ganhou muito mais força após o lançamento de Freddy Fazbear's Pizzaria Simulator.

Áudio

  • Como parte da versão 1.031, Springtrap agora provoca gemidos quando se locomove.
    • Alguns fãs dizem que o gemido adicionado na versão 1.031 é uma tentativa de falar de William Afton. Isso se provou falso em Freddy Fazbear's Pizzaria Simulator, já que William é totalmente capaz de falar.
  • Existe um bug no jumpscare de Springtrap no lado esquerdo que faz que o som não seja ouvido.

Dark Faces

  • De vez em quando, quando o jogo começa, uma dentre três imagens de Springtrap revelando o corpo mumificado de William Afton dentro de Springtrap aparece. Estas imagens são similares às outras Dark Faces dos jogos anteriores, como a imagem sem olhos de Bonnie no primeiro jogo, e as sem olhos do segundo jogo.
  • Quando estas imagens são analisadas, pode-se ver que Springtrap não possui olhos de animatrônicos. Ele possui olhos humanos, apesar de que estes olhos podem muito bem ser olhos de animatrônicos que substituíram os olhos de William quando ele foi esmagado dentro da roupa.
    • Isto pode ser provado pelo fato de que os olhos de Springtrap brilham, algo que obviamente não acontece com olhos de humanos. É possível que este brilho seja paranormal, apesar de que ninguém sabe ao certo.
  • Parte da mandíbula inferior de William Afton também pode ser vista durante o jumpscare da direita de Springtrap, e quando ele está na CAM 15.
  • A imagem de Springtrap abrindo sua cabeça é bastante similar a uma alucinação do primeiro jogo onde um pôster mostra Freddy rasgando sua cabeça em uma posição basicamente idêntica. Apesar deste fato, deve ser apenas uma coincidência da parte do Scott.

Erros

  • Durante a terceira tela rara de Springtrap, a mão direita atravessa a orelha direita.

Springbonnie

Springtrap não faz nenhuma aparição por si próprio no jogo, porém, ele aparece por alguns momentos nos minigames da Noite 2, 3 e 4 como Springbonnie.

Aparência

Pelo fato que o quarto jogo se passa antes dos acontecimentos do terceiro (que seria chamado ainda de Springbonnie) Springtrap aparece bem diferente da sua forma de Five Nights at Freddy's 3, no minigame da quarta noite, onde o garoto está trancado numa sala, uma cabeça de "Spring Bonnie" pode ser vista, ela se assemelha muito com um suposto "Golden Toy Bonnie", diferente da verdadeira cabeça de Springtrap.

No minigame da Noite 5, Springtrap é visto novamente, ele está com uma cor marrom, isso se dá pela sombra de Fredbear sendo projetada nele, ele tem uma cauda similar ao de Toy Bonnie.

No minigame da Noite 2, caso o jogador volte ao invés de ir para o palco, voltar para o mesmo canto que estava, ele verá um Easter Egg do Purple Man pondo uma roupa de Springtrap em um guarda, essa roupa, diferentemente da cabeça da sala da Noite 4, ela tem uma cor mais esverdeada, se assemelhando ao Springtrap do terceiro jogo.

Springtrap FNaFSL Cutscene

Springtrap surgindo na frente do jogador.

Springtrap aparece no final da última cutscene da Custom Night do jogo, após o jogador completar a noite "Golden Freddy" no modo V. Hard. Nela, o jogador ouvirá um homem, que se diz ser Michael, falando com seu pai. Após Michael dizer a última frase, Springtrap surgirá na frente do jogador, e a cutscene acabará.

Aparência

A aparência de Springtrap em Sister Location é idêntica a sua aparência no terceiro jogo, pelo fato de que, presumivelmente, se passe no mesmo tempo. A única diferença é que ele está mais escuro, embora isso seja devido a iluminação.

Curiosidades

  • Estranhamente Springtrap está sem seu quadril nesta cutscene.
    • Isso foi provavelmente um erro do Scott, ou Springtrap perdeu seu quadril no incêndio.

Para saber mais sobre o papel de Springtrap em Ultimate Custom Night, visite esta página.

Five Nights at Freddy's 3

Menu Principal

Jogatina

Five Nights at Freddy's Sister Location (Custom Night)

Variados

Five Nights at Freddy's 3

Texturas

Minigames

Outros

Portátil


Advertisement