FANDOM


PinkEyedBBUnderDesk.png "Debaixo da mesa"
Este artigo contém um monte de especulações. Isto geralmente ocorre quando informações são baseadas em trailers, imagens do jogo ou quando são coisas ainda desconhecidas. Por favor, tenha isto em mente ao ler esta página. Vamos atualizá-la com informações mais precisas quando evidências mais concretas forem fornecidas.
Obrigado!


Five Nights at Freddy's tem uma história extremamente vaga e uma legião enorme de fãs, gerando, como resultado, teorias e histórias sobre coisas incompletas. Entre essas teorias, também há rumores, cuja maioria são falsos e imediatamente comprovados como teorias erradas. Em um esforço para manter todas essas ideias em um ponto, esta página será mantida e atualizada regularmente para trazer ao fã tudo que há de mais sombrio no jogo.

Se você deseja acrescentar algo a esta página, crie um tópico no Fórum ou post no Blog. Se você deseja enviar uma teoria, envie uma sobre a qual você tenha provas concretas. Se for convincente o suficiente, poderá ser adicionada à página.

Teorias

Estas são teorias geradas por fãs, grande parte retirada da Freddy Fazbear's Pizza Wiki. Até o momento, nenhuma delas foi confirmada e não serão aceitas de forma cânone até que Scott confirme.

O Cara do Telefone Morreu

Um dos maiores debates entre fãs do jogo é sobre a possível morte misteriosa do Cara do Telefone. A falta de informações em torno de seu desaparecimento deu espaço para intensa especulação. Na Noite 4, você recebe uma gravação do Cara do Telefone, assim como nas noites anteriores. Ele afirma que "talvez não esteja aqui para lhe enviar mensagens" depois desta noite. No fundo, um som de batida de porta pode ser ouvido, como se alguém ou alguma coisa estivesse querendo entrar. À medida que o telefonema chega ao fim, o jingle Marcha Toreadora (a canção de ataque de Freddy) poderá ser ouvido, seguido de um gemido estranho, e, posteriormente, o corte da mensagem e o grito de um animatrônico.

- Fatos

  • É evidente que o Cara do Telefone foi atacado por um animatrônico, devido ao grito final da gravação e o som estático.
  • É seguro supor que Freddy estava envolvido em sua morte de alguma forma. Ele é o único animatrônico que toca o jingle Marcha Toreadora. Não é seguro supor, no entanto, que foi Freddy quem capturou e matou o Cara do Telefone.
  • Perto do fim da gravação, logo antes do Cara do Telefone ser atacado, um gemido estranho pode ser ouvido. Este gemido é um provocado por Bonnie e Chica sempre que adentram o Escritório. É seguro supor que eles também estavam envolvidos na morte do Cara do Telefone.
  • É seguro dizer que o grito de animatrônico escutado no final da gravação é o mesmo de Golden Freddy, por ser mais grave.

- Quem o matou?

O telefonema revelou poucas pistas sobre quem realmente matou o Cara do Telefone. As três opções mais populares são Freddy, Foxy e Golden Freddy; no entanto, com a descoberta do gemido ao final da chamada, Bonnie e Chica também estão incluídos nessa lista. Muitos fãs debatem que Foxy foi quem o matou, por causa do som de alguém batendo na porta. Foxy é o único animatrônico que bate na porta. No entanto, a Marcha Toreadora é tocada, sendo assim, culpam Freddy pela morte do Cara do Telefone. O grito do animatrônico ao final da chamada é exclusivo de Golden Freddy, sendo ele, assim, um grande candidato a assassino do Cara do Telefone. Em relação ao gemido, também é plausível que Bonnie ou Chica o atacaram de alguma forma.
No entanto, uma contradição aparece independentemente de quem você acredita que cometeu o crime. É seguro supor que, durante seus turnos, o Cara do Telefone usa a mesma mecânica do jogador. Para que as situações dentro da chamada devam ocorrer, as seguintes condições devem ser atendidas:
  1. O Cara do Telefone precisa estar com a porta esquerda fechada. O som de "bang bang" implica que Foxy estava na porta.
  2. Freddy precisa ser envolvido de alguma forma, e ele precisa estar em uma situação onde ele toca sua música. A única vez que Freddy toca seu jingle é quando ele está na cozinha ou quando a energia acaba.
  3. Chica ou Bonnie precisam estar dentro do escritório, o que significa que uma das portas deve estar aberta. Se Foxy estava batendo na porta, então seria impossível Bonnie entrar porque Bonnie nunca aparece no Corredor Oeste enquanto Foxy estiver lá.
Assumindo estas condições, há algumas maneiras possíveis da morte do Cara do Telefone ocorrer usando as mecânicas regulares do jogo. A maioria dos fãs acreditam que pode ter acontecido das seguintes formas:
  1. Freddy sorrateiramente entrou na sala, enquanto o Cara do Telefone estava olhando o Monitor. Embora essa teoria tenha um pouco de fundamento, existe uma falha para ela. Primeiro, o Cara do Telefone notou o jingle de Freddy antes de ser morto. Freddy nunca toca seu jingle de antes de matar o jogador, a menos que a energia tenha acabado. Se alguma coisa fez a energia acabar, então não há outra falha. Porém, não é escutado o som da energia acabando (sempre que a energia acaba, um som alto soa). Mesmo assim, se a energia tivesse acabado, a chamada teria sido cortada antes do Cara do Telefone morrer. Pode ser possível que o Cara do Telefone tenha gravado suas mensagens num aparelho funcionado a bateria. No entanto, dispositivos de gravação a bateria não funcionam como se fossem um telefonema. A única maneira possível de Freddy ter matado o jogador enquanto tocava seu jingle, seria se Freddy estivesse na Cozinha e imediatamente fosse teletransportado ao Escritório. Sendo assim, o jingle seria alto o suficiente para ser ouvido durante a chamada, estando Freddy não muito longe do Cara do Telefone.
  2. Foxy entrou no quarto e matou o Cara do Telefone. Para que isso seja possível, o Cara do Telefone deve ter aberto a porta esquerda para Foxy rapidamente voltar e o atacar. No entanto, esta situação normalmente ocorre somente quando o nível de I.A. do Foxy muito alto, o que normalmente só é possível na noite customizada. A energia também poderia ter acabado e Foxy teria entrado imediatamente. No entanto, Foxy deixa a porta depois de chegar lá e depara-se com ela fechada. Além disso, Freddy é o único animatrônico que ataca quando a energia acaba. Por último, o jingle de Freddy é ouvido antes do grito animatrônico, livrando Foxy da culpa da morte do Cara do Telefone, já que os dois não podem atacar ao mesmo tempo.
  3. Chica sorrateiramente entrou no Escritório e o matou. É possível que, enquanto o Cara do Telefone estava com a porta esquerda fechada (fazendo Foxy bater à porta), ele estava olhando o Monitor, na câmera da Cozinha. Se Freddy estava lá neste momento, seu jingle teria tocado, fazendo-o ter sido alto o suficiente para ser ouvido na chamada. Durante este tempo, Chica esgueirou-se para dentro do Escritório, onde ela soou seu som de gemido. O Cara do Telefone poderia ter notado isso e imediatamente baixou o Monitor, o que faria Chica o atacar. Porém, o grito animatrônico ouvido no final não é o grito normal.
  4. O Cara do Telefone avistou Golden Freddy no Escritório, fazendo com que ele atacasse e soasse seu grito exclusivo. Porém, para que isso ocorresse, o Cara do Telefone teria que ver o cartaz de Golden Freddy no Canto do Corredor Oeste, o que faria soar uma risada de garota. A risada da garota não é ouvida durante a chamada, o que tiraria Golden Freddy da lista de assassinos. A única possibilidade para que isso ocorresse seria se o jingle de Freddy fosse alto demais e encobrisse a risada da garota.
Se supusermos que o Cara do Telefone não estava jogando de acordo com a mecânica do jogo, a teoria mais plausível seria de que simplesmente todos os animatrônicos o atacaram ao mesmo tempo. Esta teoria é plausível já que pode ser ouvido características vocais de todos os animatrônicos antes da morte do Cara do Telefone (Foxy batendo na porta, o jingle de Freddy, gemido de Bonnie e Chica e o grito de Golden Freddy).
Uma vez que a única fonte de evidências em torno da morte do Cara do Telefone é um telefonema não-visual, não há realmente nenhuma maneira de confirmar o que exatamente aconteceu com ele antes de morrer. Sua morte será cercada de pura especulação até que Scott decide revelar tudo sobre o caso.

A Mordida de 87

- Foxy causou A Mordida de 87

Voltando ao final do ano de 1987, um incidente ocorreu quando um animatrônico mordeu alguma pessoa, resultando em perda do lóbulo frontal do cérebro da vítima. Embora não seja explicitamente indicado, é assumido que Foxy causou isso. A razão para essa suposição é pelo motivo de Foxy ser um animatrônico encerrado. Ele caiu em desuso ao longo dos anos e a Enseada do Pirata é listada como "Fora de Funcionamento". A teoria afirma que após a mordida de 87, a atração Enseada do Pirata foi encerrada para evitar novas lesões. Outra evidência inclui a mandíbula de Foxy, aparentemente danificada, provavelmente devido a força usada para morder a vítima.
  • Apesar disto, muitos fãs não acreditam mais nesta teoria devido ao fato de a mandíbula de Foxy pode não estar quebrada, já que, quando ele ataca o jogador, em seu jumpscare, é possível ver que ele abre a boca. Sendo assim, sua mandíbula pode ser vista fechada, o que contesta a teoria de que a mandíbula dele está quebrada (permanecendo sempre aberta).

- Freddy causou A Mordida de 87

Teoria de Joaozito12

Os três maiores suspeitos de terem causado a Mordida de 87 são Foxy, Mangle e Freddy. Podemos excluir da lista de suspeitos:
  1. Bonnie, que durante 1987 estava sem face, impedindo-o de realizar uma morida;
  2. Chica, que não conseguiria fechar sua boca no estado em que estava em 1987;
  3. Os animatrônicos Toy por dois motivos: eles eram amigáveis com as crianças mas não com os adultos (embora a vítima possa ter sido um adulto) e suas bocas eram muito planas, impedindo-os de realizarem uma mordida eficaz;
  4. The Puppet e Balloon Boy não poderiam ter mordido alguém devido a falta de mandíbula articulada.
    FreddyJumpscare.gif
Agora só sobraram quatro animatrônicos na lista de suspeitos: Mangle, Foxy, Freddy e Golden Freddy. Ao analisarmos bem os dentes de Mangle e Foxy, podemos perceber que eles possuem uma ponta quadrada, além de que os dentes do endoesqueleto ficam longe da boca deles, impedindo-os de morder algo.
Agora só sobraram Freddy e Golden Freddy na lista de suspeitos. Se levarmos em conta que Golden Freddy é uma alucinação/fantasma, apontaríamos Freddy como o causador da Mordida de 87. Enquanto analisamos Freddy, podemos perceber que os dentes de seu endoesqueleto ficam perto da entrada de sua boca, dando mais força a mordida. Pode-se perceber que ele tem boas condições para morder algo em sua jumpscare.
  • No entanto, Freddy está guardado na sala de Partes & Serviços em 1987.
    • Freddy só poderia ter causado a mordida caso alguma criança/pai/funcionário tenha entrado na sala e ficado perto dele.

Onde está o corpo do Cara do Telefone?

Existe um debate sobre o que aconteceu com o corpo do Cara do Telefone depois que ele foi atacado. Embora seja perfeitamente possível que seu corpo não esteja mais na pizzaria, existem duas teorias principais sobre o que aconteceu com ele.

Traje de Chica

Chicateeth.png

Você pode claramente ver aqui a segunda dentição de Chica.

De longe, a teoria mais popular é que o Cara do Telefone foi enfiado dentro do traje de Chica quando foi pego. A lógica para isso é que, em determinadas câmeras e ângulos, Chica abre a boca, e ao fundo pode-se ver um conjunto extra de dentes dentro. A julgar pelo telefonema do Cara do Telefone na primeira noite, a única parte do ser humano que continua a ver a luz do dia depois de colocar a cabeça do traje seriam seus olhos e dentes. No entanto, segundo conjunto de dentes de Chica é mais provavelmente de seu endoesqueleto. Além disso, o Cara do Telefone afirma explicitamente que os animatrônicos vão tentar te colocar dentro de um traje de Freddy Fazbear. Por último, Chica já possui um endoesqueleto dentro dela; não faria sentido para os animatrônicos enfiarem um ser humano dentro dela.
Outra razão para as pessoas acharem que o Cara do Telefone está dentro de Chica é por causa de seus gemidos roucos, semelhantes ao de um humano, quando ela entra no Escritório. No entanto, Bonnie também faz esses gemidos. A explicação lógica para isso seria que as suas caixas de voz artificiais (eles são animatrônicos cantores, provavelmente possuem um) estão com defeito e precisam ser reparadas. Considerando-se que a empresa é bastante mesquinha para não ter a ideia de contratar um técnico, e que os animatrônicos têm cantando essas músicas sem parar por mais de 20 anos, faz sentido as suas caixas de voz se danificarem graças ao uso repetitivo.

Traje de Golden Freddy

Outra teoria popular é a de que o Cara do Telefone foi enfiado dentro do traje de Golden Freddy. Isso parece mais plausível, já que quando Golden Freddy está no Escritório, ele aparece sentado como um cadáver. Ainda mais, um endoesqueleto não pode ser visto dentro de Golden Freddy, especialmente porque ele não tem olhos. Soma-se isso com o fato de que a Golden Freddy é um traje de Freddy Fazbear, tornando-o um candidato muito provável a ser "recheado" com um guarda de segurança.

Golden Freddy é uma Alucinação

Golden Freddy é um animatrônico misterioso que tem uma maneira especial de aparecer. Ao olhar a CAM 2B, é possível que o cartaz da parede seja o de Golden Freddy. Após abaixar o Monitor, Golden Freddy estará sentado no escritório, à frente do jogador. Isso ocorre mesmo se ambas as portas estão fechadas. Isso leva as pessoas a acreditar que ele pode ser uma alucinação e também devido ao fato de que as alucinações de Mike Schmidt tendem a piorar (com imagens de outros animatrônicos ou até mesmo de Golden Freddy piscando na tela, com a frase "It's me."). Por último, quando Golden Freddy ataca, ele não pula em cima do jogador, e sim uma foto sua fica estática na tela.

Foxy é um Animatrônico do Bem

A teoria que prevalece entre alguns fãs é de que Foxy é um animatrônico do bem. Supostamente, ele sai da Enseada do Pirata para checar Mike. No entanto, quando chega ao escritório, o seu grito, devido a caixa de voz não funcionar direito, provoca um ataque cardíaco e mata Mike. Isto é muito improvável, considerando que Mike ainda será enfiado em um traje tão violentamente por Foxy quanto por outros animatrônicos. O grito também pode ser desmascarado, já que todos os quatro animatrônicos dão o mesmo grito quando atacando. Além disso, Foxy não conseguiria cantarolar durante momentos aleatórios do jogo. Se a caixa de voz de Foxy não estivesse funcionando, então o resto dos animatrônicos também deveriam estar com defeitos na caixa de voz. Isso é desmascarado em duas oportunidades:
  1. Se a caixa de voz dos outros animatrônicos não estiverem funcionando, então eles serão incapazes de cantar durante o dia na pizzaria, acabando com o show.
  2. Quando Freddy se move, sua risada intensa pode ser ouvida, implicando que sua caixa de voz funciona bem.
Esta teoria provavelmente foi gerada devido à popularidade de Foxy entre os fãs, que tentam fazê-lo não parecer tão malvado como ele é apresentado. Por conta de todos estes fatos, esta teoria está próxima de ser um rumor, embora muitos fãs acreditem nela.

Linha Paralela do assassino Nathan Dunlap

No dia 23 de Outubro de 2014, o canal do YouTube The Game Theorists postou um vídeo com um compilado de teorias sobre Five Nights at Freddy's. No vídeo, o narrador MatPat descreveu como o jogo é paralelo em relação a um assassinato cometido por Nathan Dunlap em um Chuck E. Cheese no dia 14 de Dezembro de 1993, em Aurora, Colorado. A história é a seguinte: Dunlap foi demitido do restaurante há cinco meses devido a um desacordo sobre suas horas. Na noite do ataque, ele se escondeu no banheiro até que o restaurante ficasse vazio, com exceção de quatro funcionários (Colleen O'Connor, Benjamin Grant, Sylvia Crowell, e Bobby Stevens) e a gerente da noite (Marge Kohlberg). Ao executar seu ataque, Dunlap usou um pequeno revólver calibre para matar O'Connor, Grant, e Crowell, os quais estavam limpando a sala de jantar. Ele, em seguida, foi em direção à cozinha, onde ele atirou na mandíbula de Stevens. No entanto, sem Dunlap saber, Stevens ainda estava vivo e simplesmente se fingiu de morto na esperança de que Dunlap não atire nele novamente. Dunlap saiu da cozinha e entrou no escritório onde econtrou Kohlberg. Após ela abrir o cofre, Dunlap atirou nela, bem como, invadiu o cofre. Dunlap foi pego dentro de horas e condenado, usando as imagens das câmeras segurança e o depoimento de Stevens.
Há muitas coisas paralelas entre esta história e o jogo. Elas podem ser apenas coincidências, mas são bastante leais.

- Local

O cenário onde a chacina ocorreu foi um Chuck E. Cheese do estado de Colorado, em dezembro de 1993. A Pizzaria Freddy Fazbear é um local muito semelhante a Chuck E. Cheese. O provável ano dos acontecimentos de Five Nights at Freddy's está entre 1991 e 1996, e o mais provável entre esses anos é 1993 (para obter informações sobre como o ano do jogo foi obtido, veja as trivialidades de Mike Schmidt).

- Animatrônicos

O mais interessante é o paralelo entre as vítimas e os animatrônicos.
Ao considerar o Depósito, tomando-as como uma área bastante inútil. É uma pequena sala que só Bonnie pode entrar e que não tem nada dentro com exceção dos materiais de limpeza de chão. Isso está ligado a Benjamin Grant, que estava limpando o chão quando foi assassinado.
Sylvia Crowell foi a vítima que esteve mais próxima ao banheiro, a mesma estava limpando o bar de saladas quando foi atacada. Temos um elo com Chica em "Vamos comer" (em seu babador), a qual a animatrônica sempre passa pelo banheiro para chegar até o jogador.
Foxy está ligado a Marge Kohlberg, já que ambos estavam longe do resto do pessoal e na parte de trás do restaurante. Kohlberg ser a gerente da noite faria dela uma pessoa mais agressiva, ligado ao comportamento agressivo de Foxy.
A única vítima não tem uma correlação forte é Colleen O'Connor, que estaria ligada a Freddy. No entanto, após passar pela Área de Refeições, Freddy se esconde no banheiro feminino. Este poderia ser uma referência a Colleen, que era mulher, mas o mais provável seria uma referência a Dunlap, que se escondeu no banheiro antes de seu ataque.

- Resultado

O resultado dessa teoria é que Mike Schmidt é o assassino. No entanto, vai um passo além, afirmando que Mike Schmidt é um prisioneiro julgado a pena de morte e Five Nights at Freddy's brinca com seus pesadelos. Isso explica o porquê dele sempre deixar o local em segurança a partir das 6:00 horas. Seus pesadelos envolvem-o sendo atacado por suas vítimas, hostilizado pelo sobrevivente e forçado a assistir as mesmas câmeras de segurança que roubaram sua liberdade. Uma vez que ele sobrevive a semana, ele revive-a outra vez.

Tela Surpresa do Bonnie

Bonnie screen mini.gif

Twitcher KennyXii se deparando com a tela de Bonnie.

Após a morte do jogador, é possível que, depois de alguns segundos, uma tela rara de Bonnie apareça. Essa tela mostra Bonnie completamente sem olhos, ficando na tela por volta de 5~6 segundos. Antes da imagem desaparecer, é possível ver dois pontos brancos nos olhos do animatrônico.


Rumores

Estes são rumores feitos por jogadores que foram provados falsos. Nenhum destes são aceitos como cânones, já que foram feitos na tentativa de provar algo que não existia no jogo ou foram feitas para tentar ludibriar os fãs.

1/9/8/7 na Custom Night

O maior rumor sobre o jogo era de que editando a I.A. dos animatrônicos na noite customizada em 1/9/8/7, traria um final alternativo ao jogo, relacionado ao episódio conhecido como A Mordida de 87. Apesar das inúmeras pessoas jogando a noite com essas configurações e mostrando que não houve final alternativo, muitas pessoas ainda acreditavam que completando a noite desbloquearia um final onde Mike não é acionado. Este rumor foi desmentido após a atualização 1.3, que acrescentou uma killscreen de Golden Freddy ao jogo, que é acionada sempre que este código for digitado. Não existe um final alternativo em Five Nights at Freddy's.

0/6/6/6 ou 6/6/6/6 na Custom Night

Existia um rumor de que colocando 0/6/6/6 ou 6/6/6/6 na I.A. dos animatrônicos, ligaria a câmera da Cozinha. Isso foi provado falso. Não existem imagens da Cozinha nos arquivos do jogo.

Sparky, o Cachorro

Sparky.jpg

A imagem photoshopada de Sparky no jogo.

Sparky, o Cachorro é um animatrônico fan-made, que supostamente aparecia na câmera dos Bastidores. Ele foi criado pelos usuários do Tumblr kodiabear e nyugen. Ele é descrito como um cão animatrônico sem um dos braços. Alguns o clamavam como um "animatrônico não violento" que não atacava o jogador, e aparecia ocasionalmente na porta dos Bastidores. Ele é completamente um fan-made que não existe no jogo, já que não é possível encontrar arquivos sobre o mesmo. A única imagem encontrada sobre o cachorro é uma photoshopada pelo próprio criador. Kodiabear confirmou que Sparky é fake, porém, seu post no Tumblr não existe mais.

Morte por Torrent

Supostamente, se você pirata/download baixa o jogo a partir de um site de torrent específico, você vai se deparar com o jumpscare de Freddy quando você tentar sair ou fechar o jogo. Isso foi clamado como um truque feito pelo desenvolvedor para "punir" aqueles que não pagam a versão completa do jogo. Um truque semelhante é feito pela Greenheart Games.

"O Cupcake é uma Câmera"

Há rumores de que o cupcake na mesa do Escritório é uma câmera. A prova disto é que os monitores na mesa do Escritório parecem ligar e transmitir qualquer ataque contra Mike Schmidt. No entanto, isso é facilmente comprovado falso. Assista a este gif. Os monitores mostram claramente algo de dentro do quarto. E se você reparar bem, cada monitor mostra um ângulo diferente. Se o cupcake realmente fosse uma câmera, iria mostrar o mesmo ângulo, algo que não acontece. Na verdade, eles mostram ângulos impossíveis do cupcake filmar, sendo a sua posição virado para a frente, do OUTRO lado de onde Foxy esta. Isto sugere que os monitores apenas refletem o ataque em vez de exibi-lo. Esses monitores não refletem nada do quarto até que um ataque aconteça, a razão disso é desconhecida (provavelmente um erro não visto).

Iniciar uma Discussão Discussões sobre Teorias e Rumores

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória